terça-feira, 1 de maio de 2012

Cuidados com a pele no outono e inverno



  Há um mês, mais ou menos, a jornalista Mariana Garcia da Revista Estar Bem me mandou um e-mail pedindo dicas sobre os cuidados com a pele no outono e no inverno.
  Resolvi compartilhar com vocês o que comentei com ela:

- Como a queda de temperatura, a diminuição da umidade do ar e os ventos frios prejudicam a nossa pele?
  Nossa pele possui o manto hidrolipídico, que seria uma espécie de hidratante ideal, formado pela secreção de suor e gordura naturais da pele. Todos esses fatores mencionados - isolados ou em conjunto - favorecem a desidratação da nossa pele, deixando-a desprotegida.
  Nessa época de outono e inverno é comum que nossos banhos sejam com temperaturas mais quentes, o que favorece ainda mais a desidratação (e que se, não tomados os devidos cuidados, pode gerar descamação da pele). Dessa forma, é muito importante que a pessoa hidrate a sua pele, utilizando produtos adequados (cada tipo de pele precisa de um de um produto específico que preserve sua umidade natural: peles secas precisam ser hidratadas com óleos vegetais ou manteigas, as peles oleosas com loções hidratantes e as peles normais com cremes hidratantes). A função de qualquer hidratante é fazer o “papel” do manto hidrolipídico.
  De preferência que essa hidratação ocorra logo após o banho, pois a maioria dos hidratantes impede que a água evapore (aquelas gotículas que ficaram no nosso corpo depois do banho são “atraídas” para a pele, e não evaporadas).
  No inverno também "esquecemos" de beber água e devemos lembrar que a principal hidratação que fazemos é de dentro pra fora, então tomar bastante líquido, principalmente água, é fundamental (em qualquer estação do ano).


- Quais são os procedimentos para cuidar da pele que precisamos fazer durante o outono e o inverno?

  A principal é a Hidratação interna e externa (como já foi falado anteriormente).
  Infelizmente com a chegada das baixas temperaturas as pessoas tendem a deixar de fazer os tratamentos estéticos (corporais, principalmente), pois seus corpos não estão à mostra como no verão. Isso associado ao sedentarismo e a alimentação “pobre” (alimentação rica em gorduras e açúcares) favorece o efeito “sanfona” que é emagrecer no verão e engordar no inverno. Seria mais sensato que as pessoas mantivessem os “bons hábitos” adquiridos no verão, para quando ele chegar novamente as mesmas não precisem ficar correndo atrás do tempo perdido.
  Devemos pensar que esse é o melhor período do ano para realizar reeducação alimentar e iniciar a prática de atividade física.
  Nas baixas temperaturas, nosso corpo precisa gastar mais energia para se manter aquecido, o que pode favorecer a eliminação de quilos. Além disso, uma dieta rica em frutas, verduras, carnes magras, cereais integrais e pobre em carboidratos simples associada à prática de atividade física contribui para que o corpo "funcione" melhor, gera mais disposição, melhora a circulação do organismo e, consequentemente, teremos uma pele mais saudável.
  Outro procedimento fundamental é a proteção da pele, através da utilização do filtro solar.  A principal causa do aparecimento de rugas e envelhecimento é a exposição à radiação UVA (não só ir à praia, mas toda a exposição que temos dirigindo, andando na rua, usando computadores e lâmpadas frias, etc). Por isso o uso do filtro é indispensável (mesmo quando não há exposição direta ao sol).


- Como cuidar dos lábios para não ficarem ressecados e partidos? Que tipo de produto usar? Quantas vezes por dia?

  Os principais cuidados com os lábios são: esfoliação, hidratação e proteção.
  Esfolie seus lábios com um esfoliante suave próprio para esse fim ou faça uma mistura caseira com açúcar e mel. Essa esfoliação pode ser feita 1 vez na semana ou de 15 em 15 dias.
  Logo após a esfoliação é obrigatória a hidratação. Podemos utilizar um hidratante específico para os lábios, Lip balm - também chamado de balm - nada mais é que um bálsamo ou protetor para lábios.   Diferente de um batom ou de um gloss, a função do lip balm é hidratar e suavizar a pele dos lábios que por ventura estejam ressecados. Além disso, cria uma camada protetora contra a perda de umidade dos lábios, em decorrência do ar frio, seco, banhos quentes etc. Grande parte deles possui em sua composição óleos ou manteigas de origem vegetal e óleos essenciais para favorecer essa hidratação.
  Outra opção é a utilização da pomada Bepantol (uma pomada para assaduras de bebês que contém vitamina B5 (promove a umidade natural da pele), lanolina (hidratante e umectante) e óleo de amêndoas (hidratante)). A hidratação pode ser realizada uma ou mais vezes ao dia.
  Por fim, a proteção é realizada através do uso de filtro solar nos lábios. É através dessa proteção que vamos manter nossos lábios bonitos por mais tempo, evitando manchas do sol e envelhecimento. A proteção pode ser realizada através da utilização de batons que contenham filtro solar. Deve ser realizada diariamente e reaplicado a cada 3 horas.


- Quais são os cremes e produtos mais indicados para usar durante o dia, no outono e o inverno? Para que esses produtos servem?

  Durante o dia são indicados os hidratantes (como já foi comentado), para manutenção do manto hidrolipídico, com ativos como: ureia, ácido hialurônico, PCaNa, óleos vegetais (como semente de uva, girassol, abacate) entre outros e os filtros solares.


- Quais são os cremes e outros produtos mais indicados para usar durante a noite? Para que eles servem?

  Durante a noite são indicados dois procedimentos (que não serão realizados no mesmo dia, mas geralmente em dias alternados): nutrição ou revitalização e a utilização de ácidos.

  Diferente da hidratação, a nutrição tem a função de repor vitaminas, minerais, oligoelementos importantes para nossa pele. Esse procedimento pode ser feito em cabine pela esteticista, mas o cliente também pode fazer uso de cremes em casa para potencializar o efeito desejado.
  Os cremes possuem princípios ativos como: vitamina A, C e E, silício, extratos de algas, argilas, etc.
Já a revitalização é indicada para peles maduras, pois possui ação antioxidante, ou seja, previne e retarda o envelhecimento cutâneo. Também é um procedimento realizado pela esteticista e que o cliente pode usar cremes noturnos em casa. Seus cremes contêm ativos como: polifenóis (uva, vinho, cacau), ouro, caviar, vitamina C, etc.

  Esses cremes noturnos (tanto os nutritivos quanto os revitalizantes) atuam em parceria com o hidratante do dia-a-dia. Usados à noite, “alimentam” a pele e são agentes poderosos no combate às manchas, linhas finas e outros sinais de envelhecimento da pele.
  Já os ácidos são utilizados para afinar a pele, clarear manchas e rejuvenescer a pele (diminuindo linhas finas de expressão). Existem vários ácidos, e o ideal é conversar com um dermatologista ou esteticista para saber qual seria o mais indicado para o seu tipo de pele. Como exemplo, temos: ácido salicílico, ácido mandélico e ácido glicólico.


- Que tipo de tratamentos estéticos profissionais são mais indicados para o outono e o inverno? Por que eles são mais indicados para esse período?

  O peeling químico que é a utilização de ácidos orgânicos (AHA's e BHA's) e a utilização de despigmentantes é indicado nesse período do ano, para o clareamento e rejuvenescimento da pele, desde que a pessoa utilize filtro solar adequadamente (reaplicando a cada 3 horas), assim como a utilização de   Lasers e Luz Intensa Pulsada (LIP) para clareamento e/ou rejuvenescimento da pele ou para depilação “definitiva”. Se forem realizados esses procedimentos em outros períodos do ano, como no verão, há o risco da pele da pessoa ficar manchada.
  As cirurgias plásticas também são mais indicadas nesse período do ano, pois no pós-operatório a pessoa deve evitar o sol, para que não fique com a pele manchada devido as cicatrizes e equimoses (roxos) entrarem em contato com a luz solar.


- Dá para diminuir o uso de filtro solar (ou o fator do produto) durante o outono e o inverno?
  Não recomendo diminuir a utilização do filtro solar, pois estamos expostos constantemente à radiação UVA e UVB (mesmo em dias nublados, com chuva, dentro de casa, etc.) sendo imprescindível a utilização do filtro solar em todas as estações, climas, horários, etc.
  O fator escolhido pode ser menor em pessoas com fototipo mais alto (peles morena a negra), utilizando FPS 15, no mínimo. Para as demais peles (fototipo mais baixo - peles mais claras) recomendo a utilização de FPS 30, no mínimo.


- Pés e mãos também precisam de cuidados específicos no frio? Quais são esses cuidados? Que produtos podem ser usados? E de que forma?

  Da mesma forma que nosso corpo e rosto estão mais sujeitos a desidratação no inverno, nossos pés e mãos também necessitam de cuidados especiais. Evite lavar louça sem luva, pois a tendência é que sua mão fique ainda mais ressecada. Utilize creme hidratante específico para as mãos (geralmente há silicone na sua composição, responsável por evitar a perda de água) sempre que sentir necessidade (várias vezes ao dia).
  Para os pés, após o banho, lembre-se de enxugar muito bem entre os dedos para evitar micoses, varie os sapatos fechados (não fique usando o mesmo par durante toda a semana, pois o calçado precisa ventilar), utilize óleo vegetal, manteiga ou creme hidratante no pé antes de dormir (e para potencializar o efeito do hidratante, coloque uma meia ou cubra o pé com plástico filme e permaneça assim por 20 minutos, no mínimo).
  Como nossos pés acabam passando a maior parte do inverno dentro de sapatos e botas, que muitas vezes apertam nossos pés ou dedos, indico também que as pessoas procurem um podólogo - pois muitas vezes ao cortarmos a unha de forma errada acabamos gerando problemas de unhas encravadas, carnes esponjosas, entre outros.
  Além disso, você pode experimentar a prática de reflexologia (ou reflexoterapia) que é uma massagem realizada nos pés. Ela promove efeitos relaxantes e revitalizantes, pois nos pés existe um microssistema que representa todos os órgãos/partes do corpo humano. Ao massagear essas áreas estamos promovendo a liberação de substâncias como encefalina e endorfina no cérebro, promovendo analgesia, bem-estar e saúde ao nosso organismo.
  Se você escolher fazer um Spa dos pés, será realizada esfoliação, reflexologia e hidratação do seu pé, fazendo com que ele fique mais macio e relaxado.

Fonte:
Imagem - Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário