sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cupcakes de chocolate ou Nega Maluca Infalível da Lucy


   Amiga dona de casa... hoje é 6ª, você está cansada das horas passadas no fogão... mas as crianças ainda estão de férias e querem bolo e/ou você precisa impressionar o boy magia nesse final de semana... 
   Aqui vai a receita mais infalível que tenho no meu caderno de receitas e que nunca ouvi uma reclamação sobre o sabor do mesmo (independente de quem tenha feito)... Inclusive, é a receita que passo pra minhas amigas casadoiras que não sabem nem fritar um ovo e é sucesso garantido gata... vai por mim...
  Essa é uma receita de Nega Maluca, mas se usar as forminhas de papel vira cupcake (anota aí amiga: cupcake é tendência).
  Coloca o avental e o salto, arregaça as mangas e se joga:

* Ingredientes:

 - 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
 - 1 xícara (chá) de açúcar;
 - 1 xícara (chá) de achocolatado;
 - 1 pitada de sal;
 - 2 ovos;
 - 3/4 de xícara (chá) de óleo;
 - 1 xícara (chá) de água fervendo;
 - 1 colher (sopa) de fermento em pó
 
 * Modo de preparo:

1°) Peneire todos os ingredientes secos (menos o fermento) e coloque numa tigela.
2°) Acrescente os ovos e o óleo e mexa bem;
3°) Em seguida coloque a água fervendo com cuidado;
4°) Coloque o fermento e misture (não bata demais, só o sufiente para agregar o fermento à massa).


Tudo misturado


Forminhas para cupcakes (tem pra vender em lojas com artigos para festas);


Coloque as forminhas (2 unidades) numa assadeira (se tiver aquelas próprias para cupcakes melhor... mas eu não tenho, então foi essa mesmo)... a gente usa 2 forminhas porque elas tendem a "abrir" durante a colocação da massa...


Despeje a massa com a ajuda de uma concha. A quantidade de massa depende do aspecto que vocês quer que o seu cupcake fique... se encher até a metade ele fica conforme as fotos desse post... se encher 3/4 da forma fica meio deformado, parecendo um cogumelo... mas tem quem goste (principalmente se não quiser colocar cobertura);


 Shhhhhhh, eles estão na "incubadora" =p


Mágica, cresceram... Os meus levaram 20 minutos para assar cada fornada (com o forno a 200°C)... Mas isso depende muito do seu forno;


Renderam 18 cucpakes (mas depende da quantidade que você põe de massa nas forminhas);


Fure os bolinhos ainda quente (pra calda entrar);


   Você pode cobrir com o que quiser... geralmente eu cubro com brigadeiro, ganache ou essa caldinha que endurece e fica "crocante e molhadinha" ao mesmo tempo... não tem como explicar!

 *Calda:

 - 1 xícara (chá) de açúcar;
 - 1 xícara (chá) de achocolatado;
 - 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga;
 - 4 colheres (sopa) de água fervendo;


 * Modo de preparo:

1°) Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo (alto mesmo);
2°) Começou a borbulhar retira do fogo e espalha rápido no bolo (ela seca muito rápido)... se por ventura secar antes do desejado (dentro da panela ainda), acrescente mais água e volte para o fogo...


Tudo junto e misturado


Ponto da calda


Espalhando a caldinha


Cupcakes com calda crocante


Cupcakes com calda de brigadeiro


Enfeite seu cupcakes do jeito que quiser (colocamos coco ralado, granulado e confete nas tigelas e cada um enfeitou o seu do jeito que preferia)


  Se quiser, também dá pra rechear o bichinho... nesse caso, depois que sai do forno espera esfriar e corta um pedaço dele, conforme esse site. O recheio pode ser geleia, brigadeiro, ganache, ou outra coisa...

  Eu já testei fazer essa receita de diversas maneiras... Com metade da quantidade de trigo normal e metade integral, com açúcar marcavo, com todo o trigo integral e açúcar mascavo, com chocolate em pó, com farinha de arroz (para quem tem intolerância ao glúten), com açúcar ligth... E deu certo SEMPRE... tá vendo porque vale a pena fazer ela? ;)


Relíquia: Meu caderno de receitas (de quando eu tinha 10 anos - acho que eu era a única que nessa idade tinha caderno disso e curtia assistir o programa "Note e Anote" à tarde =p)


Fonte:
Imagens: Arquivo próprio

Nenhum comentário:

Postar um comentário