quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Eletroterapia na estética


   Eletroterapia é o uso de correntes elétricas de baixa intensidade ou de aparelhos elétricos nos tratamentos estéticos.
   Geralmente, a postura da esteticista frente à eletroterapia varia entre dois extremos: existem aquelas que têm medo de eletricidade e optam por não utilizar no cliente (ou evitam ao máximo a sua utilização) e aquelas que usam o aparelho de forma afobada, sem ter os conhecimentos mínimos sobre aquele equipamento e tipo de corrente, se seria a mais indicada para o cliente, etc.
   Os dois tipos de profissionais estão equivocadas, pois estão deixando de lado o conhecimento/teoria embutidos dentro da eletroterapia. É interessante que sejamos esteticistas cautelosas, mas ao mesmo tempo arrojadas; e sempre nos pautarmos na biologia, física e química para escolhermos o melhor tratamento para aquele cliente.
   Muito do receio e aversão da utilização da eletroterapia vem da ideia de que física é um tema muito complicado de entender, que esteticista não tem que estudar isso.
   Entretanto, hoje em dia, temos uma facilidade enorme de poder compreender os conceitos físicos embutidos na eletroterapia graças a inúmeros livros e estudos que foram realizados, com diferentes tipos de linguagem (da mais rebuscada à mais acessível).
   O que começou nos anos 30 com poucos equipamentos, atualmente se transformou em um grande leque de recursos eletroterápicos e de diversos fabricantes de equipamentos, o que permite escolher o que se adequa melhor a nossa realidade.


Referências

AGNE, Jones Eduardo. Eu sei eletroterapia... 1. ed. Santa Maria, RS: Ed. Pallotti, 2009. 400 p.: il.

BORGES, Fábio dos Santos. Dermato-Funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 1. ed. São Paulo: Ed. Phorte, 2006. (diversos capítulos)

SILVA, Marizilda Toledo. Eletroterapia em estética facial.  Rio de Janeiro: Ed. Vida Estética, 1986. 159 p.:il.

WINTER, Waldtraud Ritter. Eletrocosmética. Rio de Janeiro: Ed. Vida Estética, 1986. 269 p.:il.

 
   Se você precisa aprender ou rever os conceitos de eletroterapia para poder aplicar os equipamentos estéticos da melhor maneira, nesse sábado (16/02) estarei participando do "Curso de aperfeiçoamento em limpeza de pele e tratamentos faciais", serei a responsável pela revião teórico-prática de eletroterapia em estética facial.

   O curso acontecerá na Vitta Cosméticos (Rua Felipe Schmidt, 515, Loja 211 – Pórtico – Centro - Fpolis/S).

* Informações e inscrições: vittacosmeticos@gmail.com
 (48) 3207-0122 

Nenhum comentário:

Postar um comentário